O consumidor precisa de estar mais atento aos recursos naturais e à sua utilização, em função das suas necessidades reais. É o caso da água, das embalagens, do uso da energia, dos transportes e da gestão dos resíduos. Há uma relação direta entre o que consumimos e o desenvolvimento sustentável. Quando consumimos com critério e com cuidado pelo ambiente estamos a preservar esses recursos o próprio ambiente.
O consumo sustentável precisa de agricultores que usem os pesticidas de forma adequada ou que pratiquem agricultura biológica e menos agressiva, que cuidem das florestas e respeitem, por exemplo, o transporte dos animais. O consumo sustentável precisa também de indústrias que lutem contra a poluição, que pratiquem a eficiência energética e produzam produtos cada vez mais duradouros.
O consumo sustentável precisa de governos e autarquias que façam compras públicas menos agressivas para o ambiente e que se preocupem com a gestão dos resíduos, o ordenamento do território, as economias de energia e os direitos dos consumidores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário